20 de outubro de 2010

Patusca - In the Box




Alguém se lembra da famosa Patusca ou Cloche? Hoje, recebi uma mensagem da minha mãe a dizer-me que viu Patuscas a vender no Jumbo Box. Perguntou-me se queria uma. Respondi que sim.

Para quem não se recorda, ou desconhece totalmente, a Patusca é um pequeno forno eléctrico constituído por um tabuleiro baixo, tabuleiro alto e grelha. A tampa e a base, ambas têm uma resistência para uma distribuição uniforme do calor.

Este objecto fez parte da minha infância. Fazia verdadeiras delícias culinárias lá por casa, especialmente bolos. Confesso que fiquei surpreendida por ainda existirem Patuscas à venda.

Estou desejosa de a experimentar :)

12 comentários:

Deriva disse...

Já nem me lembrava. Também tínhamos uma Patusca lá em casa... sempre achei o nome também muito "patusco" lol

Shell disse...

Uii... Não conhecia :$ * beijinho

Gracinha disse...

Não conhecia! Tens de publicar umas fotos dos teus magníficos cozinhados :P

beijinhos

Doce Cozinha disse...

Desconhecia :S

Mostra as maravilhas que isso faz... ;)

Turista disse...

Ana, o que tu te lembraste!!
Era tão gira essa cloche, nem sabia que ainda existiam!
Costumava fazer castanhas assadas nela, pelo S. Martinho e ficavam óptimas :)
Beijinhos

teardrop disse...

A minha mummy fazia coisas deliciosas na patusca! Ainda sou capaz de me lembrar do cheiro de algumas coisas! Que boa recordação, Ana!

Marta disse...

Eu tenho uma! Para além de serem óptimas para os cozinhados são muito mais económicas no que respeita ao consumo de luz do que um forno! E embora já não se vejam à venda em grandes superfícies, continuam a vender-se de lojas de rua e em feiras.

Lu disse...

Ola por favor gostava que me dissesse onde comprou essa da flama? quero uma... e quanto custa??

Lu disse...

pois eu uma como esta ainda não tinha visto diga-me só uma coisa as resistências dão para ligar em separado e as duas ao mesmo tempo???? tal como as outras que em vez de um botao têm duas fichas??? obrigado

Lu disse...

Então a que tem não é esta da orima?? que tem um botao controlador?

Anónimo disse...

A minha acabou mesmo agora de me deitar o quadro a baixo quando troquei a resistência debaixo para cima:/ Também a minha mãe cozinhava muito com ela e eu adorava fazer bolos, era tão rápido!Quando vim para a minha casa deixei de os fazer porque o forno consumia muito e não ficavam tão bem até que achei!...comprei numa loja tipo 300, e a tampa nem encaixava com muita firmeza. Uns tempos depois , noutra loja vi outra que encaixava muito bem. Vi agora que na BOX do Jumbo têm uma ORIMA que me parece eletronicamente mais segura praticamente ao preço que comprei a minha. Dá muito jeito quando apenas se cozinha para pouca gente e é muito mais rápida...lá tive de acabar os meus crumbles de fruta no grill do microondas...

Anónimo disse...

boa tarde
alguema sabe qual o consumo eléctrico da Patusca?